Vinho é uma boa pedida para qualquer ocasião, desde uma refeição gostosa em casa, um casamento chique e até encher a cara depois de um dia complicado! Para ter em mãos uma bebida deliciosa que agrada a qualquer hora é preciso tomar alguns cuidados, já que o vinho é produzido de forma complexa e harmoniosa para ter equilíbrio e corpo.

5habitos1

1. Guardá-lo de forma inadequada

Não é à toa que vemos as garrafas de vinho guardadas deitadas em grandes vinícolas ou até em restaurantes. Isso permite que o vinho fique em contato com a rolha todo o tempo, mantendo-a úmida e no ponto máximo de vedação.

Mas por que a rolha precisa ficar sempre úmida? As rolhas são feitas de cortiça, um material que, quando fica ressecado, fica poroso permitindo a entrada de ar na garrafa. O contato com o oxigênio é o principal inimigo de um bom vinho, pois ele acelera a oxidação e, em casos mais sérios, transforma ele em vinagre. Por isso, mantenha as garrafas sempre deitadas na armazenagem.

2. Deixá-lo em altas temperaturas ou servi-lo em temperatura ambiente

O clima no Brasil é muito variável, mas a temperatura média predominante no território é de 25°C, que já não é a correta para servi-lo. O ideal é mantê-los em uma temperatura que varie de 6°C a 20°C. Acima dessa temperatura, o álcool começará a evaporar rapidamente, modificando toda a sua estrutura.

Para quem não tem uma adega climatizada em casa, vale guardar a garrafa em um local seco e com pouca luz e colocá-lo em um recipiente com água e gelo durante alguns minutos antes de servi-lo. Caso queira colocar na geladeira para resfria-lo, opte por deixa-lo na porta por, no máximo, duas horas.

3. Servir o vinho até a borda da taça

Vinho não é cerveja. Não é preciso deixa-lo com colarinho para ser apreciado. O correto é servir cerca de 1/3 da taça para que o degustador consiga fazer os movimentos circulares e liberar todos os seus aromas. Além disso, ainda existe o risco da pessoa se sentir forçada a tomar o vinho rapidamente, antes que ela comece e esquentar.

4. Segurar a taça no local errado.

Outro erro muito comum que compromete a temperatura da bebida é segurar a taça pelo centro e não pela haste. Isso faz com que o vinho esquente em contato com a temperatura da mão e perca qualidade no momento de ser apreciado.

5. Armazena-lo na geladeira por dias

Sobrou? A melhor opção para conservar o vinho é colocá-lo em um recipiente menor e fechá-lo utilizando uma tampa à vácuo. Só tem a garrafa original e a rolha de cortiça? Ele precisa ser consumido rapidamente antes que estrague.

Um vinho tinto dura, em média, de 3 a 5 dias na geladeira, enquanto o vinho branco tem uma sobrevida de 3 dias. Em relação ao champagne, é bom estar pronto para uma próxima dose em breve, já que ele só é conservado por 4 horas dentro do refrigerador.