O licor sempre foi conhecido por ser uma bebida servida após as refeições e em pequenas quantidades por se tratar de uma bebida doce e feita com uma mistura de ervas e plantas que facilitam a digestão. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, por isso não são divididos por datas, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.

Com teor alcoólico que varia entre 20 e 28%, os licores começam agora a aparecer em drinks e harmonizações, e ganha o paladar dos jovens. Normalmente misturados com outras bebidas, são uma opção para quem gosta de bebidas leves e mais doces. É aconselhado fazer harmonização com sobremesas.

O grande drink da moda é o aperol spritz, que surgiu como uma bebida servida em grandes casas de show. O termo não era comumente usado, mas spritz nada mais é do que um aperitivo que leva algum componente borbulhante, com o prosecco. Mas existem outras bebidas tão elaboradas quanto que são ótimos aperitivos:

  • Drink Americano

americano

*30 ml de Campari
*30 ml de Red Vermouth
*Um pouco de água com gás

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um copo baixo (estilo olf-fashioned) cheio de cubos de gelo. Mexa e decore com uma fatia de laranja.

  • Negroni

negroni

*30 ml de gim
*30 ml de Campari
*30 ml de Red Vermouth

Modo de preparo: Despeje todos os ingredientes diretamente no copo old-fashioned cheio de gelo. Mexa gentilmente e decore com meia fatia de laranja.

  •  Bramble

bramble

*40ml de gim
*15 ml de suco de limão fresco
*10 ml de xarope de glicose
*15ml de licor de amoras pretas

Modo de preparo: Encher um copo de gelo e despejar o gim, o suco e o xarope de glicose. Mexa bem e despeje o licor de amora preta por cima. Decore com uma fatia de limão e duas amoras.

  • Martini francês

french-martini

*45 ml de vodka
*15 ml de licor de framboesa
* 15 ml de suco de abacaxi fresco

Modo de preparo: Despeje todos os ingredientes em misture em uma coqueteleira. Coe a bebida em um copo de vidro com cubos de gelo. Esprema uma casca de limão por cima.