Poucas pessoas sabem, mas o Gin surgiu de uma pesquisa do médico e professor, Francisco de La Boier, que pesquisava um remédio diurético que amenizasse problemas renais. Desde então desenvolveu um elixir de semente de zimbro e destilado de álcool de cereais. Mais tarde, essa mistura seria conhecida como Gin, origem que vem de uma variante de genever (zimbro em holandês). Esse remedinho encantou de tal forma, que os soldados ingleses levaram-na para a Inglaterra e com a invenção dos alambiques contínuos, sua produção aumentou tornando-se uma bebida saborosa, com preço bem acessível e muito popular.

Em meados do século XVIII eram quase cem estabelecimentos que comercializavam a bebida na Inglaterra, porém com o uso abusivo do produto, o mesmo foi proibido, pois estava se tornando um risco a saúde por se tratar de uma bebida com alto teor alcoólico. Por esse motivo, foi retratada por Willian Hogarth na gravura Alameda do Gin. ( Gin Lane)

gin-lane-de-william_hogarth

Esse elixir mudou muito com o tempo e hoje utiliza compostos de ervas, frutas frescas, frutas secas, flores, especiarias na destilação e continua um sucesso para quem aprecia o sabor.

Veja alguns dos principais e melhores gins do mundo:

Gin Mare

Muito herbáceo., com notas de tomilho e manjericão. Gin espanhol com zimbro e o cítrico bem sobressalentes.

gin-mare-40-70cl-

Gin Hendrick´s

Um dos gins mais badalados do momento, produzido na Escócia, leve, com notas sutis de pepino e pétalas de rosa, surpreendente.

cq5dam.web.1280.1280

Gin Bulldog

Legítimo gin inglês produzido numa das destilarias mais antigas da Inglaterra, nasceu em 2007 e no ano seguinte já entrou para os top 50 espirituosos, pela wine Enthusiast. Destilado quatro vezes como diferencial, utiliza uma fórmula com 12 ingredientes exóticos entre eles olho de dragão e semente de papoula branca.

54ee48b3a5bfb5.16716557

Gin Tanqueray Ten

Criado por Charles Tanqueray, na Inglaterra, foi o primeiro destilado não envelhecido a fazer parte do Hall da Fama da Spirits Awards, ganhando quatro vezes consecutivas. Seu diferencial é usar frutas frescas cítricas na fermentação dando aromas cítricos sutis e leveza no paladar.

478_gin_tanqueray_ten_750ml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The London nº1

Feito com tripla destilação, utilizando 12 ingredientes compostos por frutas, flores, ervas e especiarias minuciosamente selecionados, utilizando o mais puro álcool de base, produzidos com cereais das regiões de produção e água dos mananciais. Ao final de todo processo é feito uma infusão de gardênias dando uma coloração delicada na cor azul celeste.

london

 

Sommelier André Ribeiro