Dando continuidade à sequências de posts sobre whisky, hoje falaremos sobre rótulos famosos e tendências

RÓTULOS FAMOSOS

Johnie Walker
A marca criada há quase 90 anos pelo caricaturista da época, John Beowne, do Striding Man, um homem com seu singular chapéu de aba e bastão na mão chama atenção de amantes de whisky até hoje. A imagem foi feita a pedido de Alexander Walker, neto de John Walker, que tinha o desejo de eternizar a memória de seu avô de forma a transmitir progresso e força de espírito.

Johnie Walker iniciou sua produção em 1820 e prezava primeiramente por uma bebida de sabor constante e qualidade uniforme. Porém, Walker percebeu que por meio do blending (mistura) era possível adquirir uma profundidade incansável de sabores, tornando a aqua vitae única, tornando-o um dos pioneiros nesse processo. De acordo com apreciadores de whisky, o blend tem caráter e personalidade única, assim como as pessoas.

Walker passou todo o seu conhecimento sobre o método de produção ao neto Alexander, que estabeleceu seu negócio em Kilmarnock, oeste da Escócia, transformando o whisky em sucesso internacional com a filosofia do avô: fazer um whisky com qualidade tão superior que ninguém no mercado chegará a estar à frente.

Baseado no êxito do Old Highland Whisky de seu avô, Alexander apresentou em 1909 o Johnnie Walker Red Label, primeira marca realmente global de whisky escocês, vendido em mais de 120 mercados no mundo na 1ª Guerra Mundial.

Hoje, O Johnnie Walker Red Label, é o uísque escocês mais popular e consumido no mundo e hoje está disponível em mais de 200 países e vende mais de 10 milhões de caixas, com garrafas de 9 litros, ao ano. Apesar da marca Johnie Walker produzir whiskys com tempo de envelhecimento de 12 e 18 anos, o Red Label continua sendo o grande destaque, recebendo premiações como a medalha de Ouro e Grande Ouro na seleção de Le Monde, categoria de Whiskies Blends no Concurso Internacional de Vinhos e Espirituosos.

A marca Johnnie Walker é propriedade de Diageo, resultado da fusão de GrandMet e Guinness. Diageo conta com uma força de trabalho de 85.000 funcionários em todo o mundo, além de ser dona das marcas Smirnoff, J & B, Gordon´s, Pillsbury e Burger King.

Jack Daniels

Jack, na verdade, era o apelido de Jasper Newton Daniel, nascido em Lynchburg  no Tenesse em 5 de Setembro de 1846,o caçula entre uma família de 10 irmãos. O garoto genioso nunca se deu bem com a madrasta e foi morar com o tio aos 6 anos de idade.

Ainda garoto, Jack conheceu o pastor Luterano Dan Call, proprietário de um armazém e de uma pequena destilaria, que o chamou para trabalhar. Dan ensinou ao menino o método “Sour Mash” (Mash significa a mistura de 70% de milho com trigo ou centeio e malte de cevada e Sour é o processo de fermentação para assegurar a consistência de Ph), aperfeiçoando o método exclusivo chamado de “ processo de Lincoln County”. Pressionado por sua esposa a abandonar a produção, o pastor deixou tudo que tinha ao aprendiz, Jack Daniels, com 13 anos na época.

Assim, ele abriu seu pequeno negócio próximo de Lynchburg em 1860. Percebendo que o governo federal logo passaria a tributar seu produto se continuasse clandestinamente e aos 16 anos foi a primeira destilaria a ser registrada nos Estados Unidos. Sua fórmula tornou-se cada vez mais apreciada e reconhecida, um processo lento de filtragem do whisky por meio do carvão proveniente da árvore de bordo de açúcar e água de nascente pura da fonte de calcário, sem aditivos químicos.

Jack também foi pioneiro em inovação quando colocou rótulo em suas garrafas, anteriormente vendidas somente com uma rolha de cortiça no gargalo.

Em 1905, ele foi mundialmente reconhecido após receber um prêmio de prestígio na Bélgica. Porém, seu destino mudou em 1911 quando, sem conseguir lembrar a combinação do cofre da empresa, o chutou com raiva. O impacto quebrou-lhe um dedo do pé, contusão que evoluiu para uma septicemia, infecção que o teria levado à morte. Com seu trágico falecimento, a destilaria foi deixada como herança para seu sobrinho, Lem Motlow.

O estilo do Jack Daniel’s é constantemente confundido: seria um Bourbon ou um Tennessee? Na verdade, anteriormente ele era um Bourbon, estilo de destilado filtrado em carvão bordo de açúcar, porém atualmente é um Tennessee, quando o destilado passa por uma camada de três metros de carvão de madeira e amadurecido em barris de carvalho branco.

TENDÊNCIAS

O whisky representa para o Reino Unido mais de £2.3 bilhões superando a maior parte da indústria de comida e bebida, contribuindo com com £1.9 bilhões para a balança comercial.

O aumento do consumo da bebida aumenta cerca de 40% anualmente e começou a cair no gosto das mulheres, fazendo com que grandes marcas amenizassem o gosto amargo do destilado e trouxessem sabores mais adocicados, com a produção do Jack Daniels Tennessee Honey.

Apesar de ser comumente consumido ao estilo cowboy, quando não se acrescenta nada, nem mesmo gelo, à mistura, os whiskys devem ser degustados em 2/3 de água. Isso porque o destilado fica muito tempo parado na garrafa e precisa do oxigênio e de água para poder liberar seus aromas.