Ocorrem várias dúvidas quando o assunto é a temperatura de serviço do vinho, e com razão, pois é uma etapa muito importante, e servi-los na temperatura correta será essencial para seu sucesso na mesa.

temperaturadovinho

Cada tipo de vinho tem uma temperatura ideal para servi-lo, sendo assim, o primeiro fator à ser identificado é qual o tipo do vinho, seja ele um tinto encorpado ou leve, branco seco ou doce. Geralmente o vinho branco deve ser servido mais frio para elevarmos seu frescor e o tinto um pouco mais quente para liberar seus aromas e destacar seus taninos.

Veja a tabela abaixo:

Tintos Encorpados 19°C – 15°C

Tintos Leves 15°C – 10°C

Brancos Secos 10°C – 7°C

Brancos Doces 5,5°C – 3°C

Para atingirmos as temperaturas aplicamos alguns métodos, no caso dos tintos quando retirados da adega por volta de 15°C e 10°C podemos deixá-lo em temperatura ambiente até atingir a temperatura indicada. Para os brancos podemos usar a geladeira deixando a garrafa em média 1 hora, o mais indicado é o balde de gelo, coloque gelo e água, pois a água aumenta o contato com a garrafa acelerando o processo e atingindo a temperatura por volta de 10 minutos.

Para medirmos a temperatura do vinho usamos um termômetro para vinhos que verifica a temperatura apenas com a garrafa aberta, também temos a fita térmica que colocamos contra a garrafa para verificarmos a temperatura e hoje já temos a disposição o termômetro eletrônico que também verifica a temperatura no contato com a garrafa.

Siga essas dicas e aprecie melhor ainda seu vinho!

 

Por Folhetim Marketing de Conteúdo e Sommelier Fabio Cruz.

 

Imagem: Indopropril